segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Breve história recente do rabugento


Parte1
Boa noite pessoal, neste segundo post irei expor como encontra-se o atual momento da minha vida em alguns apectos e perspectivas de saúde financeira.

Sou casado há pouco mais de 3 anos (sem filhos), com uma mulher maravilhosa que conheci nos  tempos da faculdade, ao todo são 12 anos que nos conhecemos e pouco mais de 7 anos de namoro até o casamento.

O casamento é  por comunhão parcial de bens, o que não importa muito pois nunca tive bosta nenhuma mesmo, e tudo que conquistamos ao longo desse tempo foi juntos.

Digo que ela é  maravilhosa por diversos motivos, mas o principal é  por me aturar e entender o meu jeito rabugento, mal humorado, reclamao, pessimista entre outros adjetivos, sendo que ela é  o oposto de mim.

Atualmente sou funcionário público estadual  (não me considero um "funça" típico), há 5 anos. Sou nível  médio com cargo insignificante acima apenas do pessoal operacional e estagiários com rendimentos entre 2500 a 3000 joesleys.

Ja entrei em 4 faculdades federais diferentes e não  me formei em droga nenhuma. Num futuro post relatarei minha vida estudantil e acadêmica.

No momento sou o típico brasileiro: carro e apartamento financiados a perder de vista empréstimos por pagar e parcelamento de cartão de crédito.

Atualmente sou muito querido pelos gerentes de bancos, mas mal sabem eles que o jogo está virando a meu favor.

Parte 2

Apartamento: me desfiz de um espetacular veículo ano 93/94 para ajudar na entrada, juntamos o que tinha e o que não tinha, botamos os nossos respectivos pais para apoiar nas 500 mil taxas necessária pra papelada.
Eu indo entregar meu antigo veículo para o novo proprietário

Imóvel comprado na planta, espaçosos 58 m2, tudo pago direitinho agora era só esperar a entrega do imóvel. Por incrível  que pareça nao tivemos nenhum problema ate a entrega das chaves, pelo contrário até  entregaram antes.

Nunca moramos nele pois nunca residimos na cidade da compra. Assim que pegamos as chaves direto pra imobiliária pra alugar. Desde entao está  se pagando suas lindas parcelas regressivas.

Ah esqueci de dizer q a dilma pagou uma parte desse investimento.
Sempre desconfiei de suas intenções 
Ao todo vamos pagar R$ 110 mil sendo q em valores atuais está avaliado em R$ 200 mil. Nada mal hein.

Carro: de novo tenho que agradecer a Dilma. Lá pelo ano de 2011 seu governo estava  no auge da farra dos financiamentos, no ápice  dos incentivos  ao consumo desenfreado para alavancar a economia.

Eu e minha Rabugenta (vou chamar assim apesar de não  ser), somos a prova viva desse período.

Compramos um populixo 1.0, pelado, porém com um bom ano tendo eu um contracheque de ESTAGIÁRIO, e a rabugenta com um comprovante de BOLSA de mestrado.

Inacreditável, inadmissível, surreal. Acredito que a intenção da loja era de que não arcariamos com tamanho compromisso e devolveriamos  o carro, so pode ser isso.

Se deram mal, nunca foi atrasada nenhuma parcela, inclusive OS 2 CARROS já  estão  pagos...
Eu rindo da cara deles
  Empréstimo  e parcelamento de cartão: estes 2 últimos anos estão sendo difíceis, nunca sobra dinheiro (pelo título do tópico não poderia ser diferente), mas acreditem, é  por um excelente  motivo.

Rabugenta juntamente com uma sócia abriu uma franquia  de uma conceituada empresa a nível de sul do Brasil. Empresa na qual ela já trabalhava, e para ser franqueada tem que passar por todos os cargos da empresa, no melhor estilo outback (mesmo princípio dessa rede de restaurantes), e claro pagar os royalties e demais taxas.


Juntamos a grana necessária  para tal empreendimento (ta bom, quase toda), por alguns anos guardando na poupança, ela mesma, a queridinha dos brasileiros. Se sintam à vontade para me dar um sermão.

Na época  eu não sabia nem o que era o tesouro direto e sua complicada sopa de letrinhas devido a minha ignorância financeira. Só mais tarde descobri o clube dos poupadores e consequentemente os blogs de finanças lá pelo início  de 2016 que me ajudaram a me deixar de ser um analfabeto financeiro.

Depois de um ano e meio de portas abertas, depois de obras e mais adequações de gastos sem fim, muito mais despesas do que receitas, o investimento está começando a dar retorno. E as dívidas adquiridas estao quase todas quitadas, espero que até o fim do ano, o que vai ocasionar em aportes mensais mais robustos. Mesmo assim vou aportando como der ainda que pouco.

Parte 3
Conclusão 

Sou o típico brasileiro saindo da corrida dos ratos. Para começar os aportes mais consistentes vou ler muito, acompanhar os melhores sites de finanças  e claro acompanhar a blogosfera.

Não poderia deixar  de agradecer o imenso apoio  que recebi  na estréia do blog semana passada. Todos me dando força, me senti acolhido desde o primeiro comentário e ja pude sentir o quanto vai ser importante participar ativamente da blogosfera para evoluir cada vez mais.

Grande abraço 




31 comentários:

  1. Interessante ter partilhado a sua historia de vida, penso que vai ajudar mais pessoas a sair da corrida de ratos

    sucesso para o blog e para os investimentos

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DiL, quanto mais trocarmos experiências de vida e de estudos mais vamos crescer.
      Abraço

      Excluir
  2. Fala RP,

    Sucesso meu! Ajusta agora as dividas, não faça mais, a não ser que essa potencialize seus ganhos e agora é só seguir o script, aportar, aportar e aportar.

    Sucesso e conte comigo se necessário.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EAi BnA, contarei com vc sim e estou a disposição tb. As dívidas serão trocadas por aportes.
      Abraço

      Excluir
  3. Parabéns por abrir os olhos. Esse apto está sendo um bom negócio, pois ele mesmo está si pagando.
    Você disse que tem 2 carros. É necessário os 2?

    Também fiz umas merdas há uns e se não fosse isso hoje estaria bem melhor financeiramente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai cowboy. Nesse caso os dois carros um é o que acabei pagando em juros pro banco. Mas sim sai desse e ja estou com outro financiado heheh. Pretendo pagar o .ais rápido possível pagando as últimas parcelas que no final das contas saem a metade do valor original.
      Abraço

      Excluir
  4. Olá! Como vai?

    Tenho acompanhado suas aventuras tem um tempinho, e agora também comecei com um blog, e gostaria de saber se podemos fazer uma troca na divulgação. Poderia incluir meu blog como recomendado? Também farei isso no meu blog

    Segue https://senhorbufunfa.blogspot.com.br/

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai SB, ja te adicionei tb. Bem vindo a blogosfera.
      Abraço

      Excluir
  5. Olá RP!

    Então você e a respectiva estão ingressando no ramo de franquia? Como está andando o negócio? Sou muito curioso sobre o assunto, porque pretendo empreender em algum momento futuro. Sugiro acessar o blog do Frugal Simples, talvez vocês possam compartilhar experiências sobre a gestão do negócio de franquias.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai DM, faz um ano e meio que esta aberto o negócio, agora está começando dar lucro, mas ja faz algum tempo que está se pagando.
      Essa franquia não não é aberta, so funcionário pode ser franqueado.
      Valeu pela dica. Se quiser trocar uma idéia manda email Rabugentopoupador@bol.com.br
      Abraço

      Excluir
  6. Fala RP!

    Pelo seu post acredito que está anos-luz à frente da maioria absoluta da população brasileira. As coisas acontecem devagar mesmo, precisamos nos policiar para não afobarmos e agirmos com base na emoção. Quando menos esperar a franquia trará um excelente retorno, e livre de dívidas! Continue com foco! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala canguinha, a emoção é dificil de controlar mesmo. Se alguem convida pra sair não sei dizer não rsrs.
      Tem que ter muito auto-controle.
      Abraço

      Excluir
  7. belo post RP.
    começei meu blog esse mês, só apresentei minha carteira de investimentos mesmo.
    No proximo devo colocar um pouco sobre a minha história.

    ResponderExcluir
  8. E ai Joselito, parabens pela iniciativa do blog, é muito bom trocar experiências pra nossa evolução nas finanças. Vou acompanhar seu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rabugento!
    Conheci seu blog hoje e gostei da sua história. Acho super empolgante acompanhar o crescimento das pessoas desde o início.
    Desejo toda sorte do mundo pra você e, principalmente, disciplina, que é isso que nos faz ter "sorte" em alcançar os objetivos.
    Te add no blogroll para poder acompanhar suas postagens.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ryca, tb ja te adicionei, quanto mais disciplina temos a "sorte" aumenta.
    Vou acompanhar o seu tb desde o inicio, então tenho bastante leitura hehe.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo Rabugento...como que faço para colocar a lista de blogs amigos no meu blog? Estou tomando um pau disso.. Abraço do Gari

    ResponderExcluir
  12. E ai GA, va em layout e aparecerá o esqueleto do teu blog pra personalizar,va em sidebar( left ou right), coloque adicionar lista e escreva o nome do blog que queira acrescentar.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  13. Seja bem vindo à Blogosfera rabugento!

    O investimento na franquia certamente renderá ótimos frutos no médio prazo!

    Te adicionei no blogroll para acompanhar sua jornada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado SM, tb ja te adicionei. Acompanharei sua trajetória.
      Abraço

      Excluir
  14. Grandeeeeeee, Rabugento

    Parabéns pela força de vontade de sair da corrida dos ratos, é muitoooooo difícil, mas com essa sua força de vontade e um pouco de disciplina você chega lá. Estou te acompanhando e torcendo por você.

    Abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai HoC, tb estou te acompanhando. Torço por vc nessa ascensão ao poder na sua cidade. Empolgado com suas histórias
      Abraço

      Excluir
  15. Oi, Rabugento! Também estou tentando sair dessa corrida dos ratos (pra ser mais exata estou começando este mês - agosto). Tenho quase 30 anos, ganho pouco, R$ 166,00 no Selic e quase nenhuma dívida. Ah, tenho 2.000,00 na poupança que vou usar na minha viagem pro Chile em outubto (essa viagem eu já tô me arrependendo, mas não tem mais o que fazer, passagens pagas, agora é ir). Boa sorte na jornada, estarei te acompanhando!

    Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa, nossa situação está bem parecida, primeiramente zerar as dívidas é primordial, depois não tem jeito, tem que aportar e estudar pra ir melhorando a rentabilidade com melhores aplicações. Quanto a viagem não considero um gasto, e sim um investimento em vc mesma.
      Obrigado por comentar.
      Abraço

      Excluir
  16. Vocês terão um bom futuro pela frente, pelo visto a franquia deu certo... e as dividas estão se encerrando, desejo sucesso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg japa, agora vai tudo se acertar.
      Estou acompanhando seu blog.
      Sucesso pra vc tb.
      Abraço

      Excluir
  17. Olá,
    Deseja participar do ranking da ForbesFera para blog que iniciaram em 2017?

    Estamos buscando 16 participantes,
    abs,
    Tio Patinhas Investidor

    ResponderExcluir
  18. Oi Tio patinhas,legal tua inciativa, quero participar sim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Oi Rabugento!
    Assim como você, também estou iniciando minha jornada rumo à IF (ou o mais próximo possível disso).
    Minha situação é muito pior do que a sua! Não tenho $ investido ainda, só dívidas acumuladas! Eu estou concentrado apenas em liquidar minhas dívidas imediatamente. Pra ajudar, sou ignorante em finanças. Estou começando a estudar sobre economia agora.
    Minha meta é pagar todas as minhas dívidas até o primeiro semestre do ano que vem, o que não me impedirá de fazer algum aporte sempre que possível.

    Vou te adicionar no meu blogroll.

    Abraços,
    Brócolis.
    https://brocolisinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi brocolis, também tenho dividas ainda. Logo sairemos dessa amigo. Economizar, estudar e aportar. Tb vo te adicionar.
    Abraço

    ResponderExcluir